BARCELONA PARA MORAR

Mai 21st, 2010 | By | Category: Barcelona para Morar

Eu sou suspeita para falar de Barcelona! Essa cidade é incrível… É uma cidade do tamanho ideal, não é uma megalópole como Sao Paulo ou Nova Yorque, mas também não é uma cidade pequena. Eventos não faltam! Aquí há opções para todos os gostos: exposições, cinema, mostras culturais, teatro, espetáculos de música, eventos pagos e gratuitos para agradar a todos… Nem preciso dizer da vida noturna de Barcelona, já que é uma cidade conhecida internacionalmente por suas “fiestas” e boemia. Aquí você vai poder encontrar bares, restaurantes e discotecas de todos os tipos e variedades. E se você gosta mesmo é de aproveitar o dia, a cidade condal conta com parques e áreas verdes onde se pode descansar e ler um livro em um desses dias ensolarados do Mediterrâneo. Como se não fosse o bastante, a cidade ainda tem praia!!! Quer mais motivos para se apaixonar por Barcelona? Só vivendo aquí para saber.

Algumas coisas que você tem que saber caso tenha interesse em morar em Barcelona:

ANTES DE VIR

Caso tenha um passaporte europeu, as portas se abrem. Diferente de outras cidades européias, Barcelona ainda é uma cidade que oferece oportunidades de trabalho dentro da área de atuação para pessoas que tenham cidadania européia e falem espanhol. Claro que no último ano, devido à crise, muita coisa mudou e a situação complicou um pouco, mas não só para os estrangeiros, para todos.

Caso não tenha passaporte europeu, é altamente recomendável vir com um visto de estudante. O visto de estudante permite trabalhar 20 horas semanais. É possível encontrar trabalho com um visto de estudante, porém é mais difícil encontrar trabalho na área de atuação, a não ser que se comece trabalhando de estagiário, no caso de fazer uma pós graduação ou mestrado. Digo que é mais difícil, porém não é impossível. Eu pessoalmente conheço alguns poucos casos de pessoas que vieram com visto de estudante e conseguiram empregos na área sem problemas.

Em nenhum caso eu recomendaria vir ilegal…  o governo espanhol tem apertado o cerco aos ilegais… e com a crise a coisa complicou mais ainda para conseguir encontrar emprego sem papéis.

DOCUMENTOS

Bom, chegando à Espanha, o primeiro documento que terá que tirar é o NIE (Número de Identificación de Extrajeros). Esse documento se tira na Delegación de Gobierno. Em Barcelona está localizado na Paseo de Borbó.

Depois de tirado o NIE, o segundo passo é tirar um Número de Afiliación en la Seguridad Social, algo similar ao INSS do Brasil. Para começar a trabalhar esse documento vai ser essencial.

Abrir uma conta no banco também é importante. A única coisa que será necessária para abrir a conta é o NIE e o passaporte. Os bancos aquí não colocam muitas restrições e dificuldades para abrir contas.

Bom, depois de tirados os documentos básicos para viver aquí, o próximo passo é fazer o Empadronamiento. O Empadronamiento é um registro que tem que ser feito na “subprefeitura” do bairro de residência. Os serviços públicos aquí são basicamente dividos por bairros, então você tem que se registrar no bairro de residência pois sempre que precisar utilizar algum serviço público (hospitais, por exemplo), terá que ir à unidade do seu bairro. O empadronamiento é também o primeiro passo para tirar a carteirinha do CatSalut (Sistema público de saúde da Catalunya).

CUSTO DE VIDA

O custo de vida em Barcelona não é alto. Aqui se pode viver com uma média de 1000 Euros ao mês (sem luxos, claro, mas com esse valor poderá pagar aluguel, contas e até sair algumas vezes ao mês). O preço médio de aluguel de um quarto em apartamento compartilhado com mais pessoas costuma ser entre 300 e 400 Euros (ao entrar no apartamento, se pede uma garantia chamada fianza que normalmente é o valor de 1 ou 2 meses de aluguel, podendo variar de acordo com o proprietário). Dá para encontrar algo mais barato? Até dá, mas tem que garimpar…

Para alugar um apartamento inteiro, os preços variam (e a qualidade também!). Há um pouco de tudo! Há os estúdios, que são espécies de kitnets com um ambiente (sala, cozinha e quarto em um só) e é uma opção para quem quer morar sozinho, e a partir de uns 550 Euros se pode conseguir algo do tipo. Um apartamento normal pode variar de 700 a mais de 100o Euros, dependendo do que se queira e da localização.

ENCONTRAR UMA CASA

Para procurar apartamento, exitem várias vias. Existe um site muito popular que é www.loquo.com .Esse site tem um pouco de tudo, ofertas de apartamentos, ofertas de emprego e ofertas de produtos e serviços em geral, mas é bem útil para o tema de apartamentos para dividir com outras pessoas.

Outra opção seria usar uma imobiliária, mas normalmente elas cobram uma “fianza”, ou seja, um valor de segurança antes de entrar no apartamento e muitas cobram, além disso, um aval bancário, e isso pode encarecer bastante o aluguel.

PS: uma dica, para os que tenham passaporte europeu e tenham menos de 30 anos, o governo dá uma ajuda para o aluguel. São 210 Euros mensais que o governo dá para ajudar com o aluguel e também é possível conseguir um empréstimo para o aval bancário para conseguir alugar o apartamento. Para maiores informações, consulte http://www.alquilerjoven.es/

PROCURAR UM EMPREGO

Para procurar emprego, existe um site gratuito e bastante eficaz chamado www.infojobs.com . Nesse site se podem encontrar ofertas de emprego selecionando por cidade de residência e área de atuação e também se pode registrar o currículum gratuitamente para que empresas que tenham ofertas compatíveis com o seu perfil possam ter acesso ao seu curriculum. Outra opção eficaz para entrar no mercado de trabalho são as ETT´s (Empresas de Trabalho Temporário). Essas empresas são especializadas em seleção e recrutamento e te ajudam a encontrar um emprego. Normalmente oferecem um contrato de período determinado e como têm uma ampla base de dados, pode ser uma alternativa interessante na hora de procurar um emprego. Procurar um emprego através desse tipo de empresa também é gratuito, basta ir até uma das filiais e aí farão seu registro de acordo com seu perfil ou então também pode incluir seu CV na página web da empresa.

Alguns sites de ETT´s:

www.adecco.es

www.randstad.es

www.manpower.es

Bom, acho que essas são as informações básicas que você vai precisar para começar a sua vida em Barcelona. Agora é só correr atrás!

Veja também no blog:

Barcelona para visitar

O Brasil e a Síndrome do “Umbiguismo” Aguda

Barcelona através de um caleidoscópio

Tags: , , , , , , , ,

141 Comments to “BARCELONA PARA MORAR”

  1. Natália Tuzzi disse:

    Olá, bom dia!!!
    Td bem contigo???

    Adorei sua matéria. Sempre tive muita vontade em morar na Espanha/ Barcelona. Há um ano e meio começei mesmo a querer concretizar essa vontade.

    Mas, ainda o medo e a insegurança me aflige, pois já sou formada e trabalho na minha area, mas não estou muito satisfeita.

    Pesquisando, vi suas dicas, as quais de muito valia.

    Há quanto tempo vc está em Barcelona? Vc mencionou sobre as dificuldades/crises que o país hj se encontra e vivenciamos isso no dia a dia, mas isso está instavel ou encontra-se melhora?

    Obrigado

    • Oi Natalia,

      Eu moro em Barcelona há quatro anos e meio mais ou menos e adoro a
      cidade. Se você tem vontade de viver a experiência de morar fora do
      Brasil por um tempo, acho que é muito válido. Medo e insegurança
      sempre é normal sentir, mas o negócio é estudar bem sobre a cidade que
      te interessa para que a adaptação seja mais tranquila.

      A crise realmente afetou bastante a Espanha. Isso é geral… mas
      esperamos que nos próximos anos a coisa melhore. Que haja crise, não
      quer dizer que não haja empregos. Simplesmente a coisa se tornou um
      pouco mais complicada do que costumava ser. Qual é a sua área de
      atuação no Brasil? Outra coisa bem importante: você tem cidadania
      européia? Como disse nesse post, com a cidadania as portas se abrem.
      Caso não tenha, se informe direitinho e venha com um visto de
      estudante (seja para um curso de espanhol ou para uma pós graduação ou
      faculdade). E acho que o mais importante é você ter a certeza de que
      quer morar aqui e vir disposta a de repente ter que trabalhar durante
      algum tempo em algo que não tenha nada a ver com a sua profissão no
      Brasil, pois isso pode acontecer.

      Bom, se precisar de alguma outra dica ou informação, é só falar…
      espero poder ajudar!

      Abraços

      • Natália Tuzzi disse:

        Muito obrigada.

        Eu sou formanda em Adm Hoteleira, sou gerente de vendas em uma rede hoteleira. Tenho 27 anos.

        Infelizmente não tenho cidadania européia, estou tentando, pois tenho como adquirir, mas atualmente está dificil e não há previsões.

        • Então Natalia, a área de turismo por incrível que pareça é uma das que ainda persiste em Barcelona. Eu sou dessa área e apesar de todo o rebouliço do mercado, ainda há empregos. Barcelona é uma cidade extremamente turística e não faltam hotéis. Mas claro, sem a cidadania fica um pouco mais complicado conseguir um emprego na área pois para as empresas contratarem em jornada completa, vc teria que ter permissão de trabalho.
          No seu caso o que recomendaria era ver uma pós graduação e vir com o visto de estudante (te permite trabalhar 20 horas semanais). Fazendo a pós vc pode conseguir entrar em algum hotel como estagiária (sim, terá que começar do zero) e a partir daí ir ganhando o seu espaço. É algo a se pensar…

          Algumas faculdades que tem cursos na área de turismo são a Universidad Autonoma de Barcelona e a Universidade de Barcelona. Por aí pode começar a procurar cursos…

          Bjos

  2. Natália Tuzzi disse:

    Nossa Paola muito obrigada pela ajuda e dicas.

    Vou pesquisar e dar andamento por aqui e continuar perturbando vc….rsrsrs

    Você saberia informar quanto tempo são as pós??? Em média os valores???

    bjs e mais uma vez obrigada.

  3. Então, existem vários tipos de cursos. Aqui existem os posgrados e os masters que normalmente tem duração de 1 ano letivo (de outubro a junho), mas tem alguns masters que podem durar mais… e os preços variam um montão. Tem baratos, médios e caros…. depende do que vc quer e de em que faculdade quer estudar… nada que vc não esteja acostumada no Brasil..rsrs… algumas coisas não mudam, independente do país onde se esteja.

    Resumindo, dá uma pesquisada e procura nas webs das faculdades pra ver que tipo de curso te interessa… lá costuma ter mais informação sobre os preços e duração e quais documentos vc vai precisar apresentar (em alguns casos te pedem o diploma do Brasil traduzido e juramentado e esse trâmite pode ser um pouco demorado, por isso é recomendável ver direitinho antes de vir).

    Bom, é isso… se precisar de algo, já sabe… estamos aqui, é só gritar! rsrs…

    Bj

  4. Ricardo Rodrigo Catta Preta de Almeida Lopes disse:

    Olá, tudo bom ?
    Gostaria de parabenizar pela matéria , fazendo com que nós possamos pensar em tudo antes de tomar qualquer atitude.
    Sou estudante, tenho 22 anos e Moro em São Paulo Capital, acabei de voltar de um intercâmbio do Canadá, e ao voltar de lá,pude perceber que continuar no Brasil esta cada vez mais difícil, isso se deve a falta de segurança pública , ao congestionamento , poluição e outras coisas mais … Infelizmente a cada dia que passa vejo que prefiro morar em outras cidades de outros países que me proporcinam qualidade de vida e segurança pública digna. E eu tenho sangue espanhol , estou providenciando minha cidadania espanhola , já que minha bisavó era espanhola. Sempre tive um sonho de conhecer a Espanha, desde pequeno, e a cada ano que passa tento encurtar essa distância hahaha… e gostaria de aproveitar minha idade , que ainda estou novo e saber como estão as oportunidades de trabalho em Barcelona , eu faço faculdade de administração, mas estaria disposto em trabalhar na área de turismo , esporte , e tudo mais …. Então, gostaria de ter algumas dicas sobre oportunidade de trabalho para pessoas da minha idade, qual a dificuldade de encontrar, se realmente vale a pena eu largar tudo aqui e ir para espanha , e tudo mais … gostaria de saber sua opinião , e agradecer por você ter este espaço em que nós que sonhamos um dia estar no mesmo lugar que você está hoje, e você podendo passar sua experiências e dicas.
    MUITO OBRIGADO.
    Ficaria muito feliz em poder manter contato com você por e-mail.
    Obrigado!

    • Oi Rodrigo,

      Pelo que você comentou, você tem dois pontos a seu favor: a idade e a possibilidade de ter o passaporte europeu. A sua idade é a ideal para ter uma experiência no exterior. Eu sai do Brasil com 22 anos também, logo depois de me formar e pelo menos para mim foi o melhor momento para ter essa vivència, pois já tinha maturidade suficiente para encarar as dificuldades e desafios de uma maneira positiva e correr atrás do que queria. E ao mesmo tempo, no caso de que decida voltar ao Brasil ainda será novo para começar novamente no Brasil e utilizar a experiência adquirida no exterior.

      Sobre o mercado de trabalho, o bom da sua área é que te oferece um leque de ramos de atuação bem amplo. Barcelona é uma cidade que tem inúmeras empresas de várias áreas, e é o segundo centro mais importante da Espanha, então não acho que seria um problema você conseguir trabalho. Como comentei no post, agora a Espanha passa por uma crise muito forte, mas ainda há trabalho. Hoje em dia pode ser mais difícil arranjar trabalho do que há quase 5 anos, quando eu cheguei, mas com o passaporte europeu ainda se pode conseguir algo.

      Se você ainda não é formado, uma boa opção seria vir com uma transferência da faculdade. Muitas faculdades no Brasil têm convênio com faculdades espanholas e você poderia fazer 1 ano do curso aqui, ou alguns meses. Seria uma maneira de você chegar com visto de estudante e depois ir se estabilizando por aqui, mas lembre-se que o visto de estudante só te dá direito a trabalhar 20 horas semanais.

      Bom, resumindo: se você tem vontade de viver no exterior, vá em frente! Organize-se bem, informe-se, deixe a insegurança de lado e o mais importante, vá aberto às novas experiências. Se conseguir tirar o passaporte espanhol, muito melhor, mas se não der, existem outras maneiras de vir.

      Espero que tenha ajudado e se precisar de algo, pode dizer!

      Abraços,

  5. Liana disse:

    Oi Paola, tudo bem? pretendo fazer pós graduação na Espanha próximo ano. Estou precisando de informações e algumas dicas a respeito das universidades, entre outros assuntos. Se você puder me ajudar, ficaria muito agradecida. Posso mandar um e-mail pra você com algumas dúvidas? qual o endereço? desde já, obrigada!

  6. Oi Liana…

    Pode entrar em contato sem problemas… esse espaço é justamente para isso.

    Abraços!

  7. Liana disse:

    Obrigada pela atenção, Paola! Mandei um e-mail pra você. No que você puder me ajuda será válido. Abraços!

  8. Demétrio disse:

    Olá Paola!
    que bom encontrar este tipo de ajuda para quem quer ter uma experiência de morar fora. Pretendo ir para Barcelona de agosto 2011 a janeiro 2012. Meu objetivo é aprender espanhol e fazer um curso de gastronomia. Moro no Rio e vou ao consulado tentar saber de informações ( que vc até comunicou no spot) visto, plano de saúde, aluguel de ap, conta banco, etc…

    Para eu conseguir isto tenho que alugar ou trocar de ap pelo período ( estou num site de troca de casas) Não tenho passaporte europeu e não pretendo trabalhar ( só se for um trabalho temporário para entrar uma grana que ajude nos custos) o objetivo a aprender o idioma e ter tempo para conhecer tudo na cidade e de cidades próximas. Já estive aí e me encantei, moro no Rio e Barcelona me lembra muito o Rio. Bom vou organizar minhas dúvidas e peço seu e-mail para que , se me permitir, possa te mandar.

    Abraços e agradeço desde já!
    Demétrio

  9. Oi Demétrio,

    Realmente se você é do Rio vai se adaptar bastante bem à Barcelona, pois o clima é bom e tem praia, pra você não sentir tanta falta da sua terra natal :-).

    Vou te mandar um e mail e mantemos contato.

    Abraços

  10. felipe disse:

    OLÁ, Paola. Tudo bem? Parabéns pelo site.

    Me chamo Felipe e pretendo fazer mestrado em 2012 em Barcelona eu e minha esposa. A universidade será UAB ( Universidade autônoma de Barcelona).
    Gostaria da tua ajuda sobre o custo de vida de um casal e uma criança de seis anos. Pois iremos levar nossa filha.

    Quanto deve custar o aluguel de um apartamento de um quarto ou kitnet montado?

    Como funciona a educação pra crianças estrangeiras?

    Obrigado,

    Felipe Pamplona

  11. Oi Felipe,

    Desculpa a demora para responder, mas esses últimos dias foram uma correria. Bom, vamos lá! Aluguel em Barcelona gira em torno dos 800 Euros. Pode-se encontrar coisas um pouco mais baratas mas tem que garimpar. Existem as opções do que se chamam estúdios, que são apartamentos “monoambiemtes” ou kitnets, que você pode encontrar a partir de uns 500 Euros, mas com uma criança não sei se seria uma boa, porque esse tipo de apartamento é composto de sala, cozinha e quarto tudo num único ambiente.

    Sobre a questão da educação para estrangeiros, conversei com uma amiga que está fazendo um mestrado na área de educação para ter mais informações e o que ela me disse é que se os pais tem passaporte europeu a criança tem direito à educação pública e que na própria escolas os alunos recebem uma aula de adaptação, onde no caso de Barcelona recebem aulas de catalão mais intensivo e em muitos casos até mesmo o castelhano. O que ela comentou é que se os pais vão com visto de estudante, em princípio a criança teria que estudar em escola particular (ela não tinha muita certeza sobre esse ponto, então ficou de pesquisar a respeito e me dizer algo depois. Então te digo algo assim que tiver mais notícias). A carga horária das escola, tanto públicas como particulares, é de período completo, de 9h a 17h.

    Sobre o custo de vida, eu diria que com 1500 Euros aoo mês um casal pode viver em Barcelona. Aqui sempre passo um custo de vida mínimo, claro que tudo depende do estilo de vida que levem. Com uma criança esse custo subiria um pouco e variaria principalmente em relação ao tipo de escola onde estudará.

    A saúde é pública, tanto para cidadãos europeus como para estudantes que estejam em situação regular no país. Então esse é um gasto que pode eliminar do orçamento familiar.

    Bom Felipe, espero que tenha ajudado um pouco com as suas dúvidas. De qquer forma me diga se tem passaporte europeu ou se irá com visto de estudante para poder ajudar mais com o tema da escola para sua filha.

    Um abraço!

  12. Meire disse:

    Olá!!! Parabéns pela sua atenção com todos!
    Mudarei para Barcelona, e gostaria tirar algumas dúvidas por e-mail, é possível?

    Abraços e tudo de bom!

  13. demetrio maseda disse:

    Boa noite Paola!
    Tenho passaporte Espanhol e gostaria de saber, além das vantagens que já citou, há mais alguma vantagem importante que a posse de um passaporte europeu possa trazer?
    Obrigado pela atenção e parabéns por suas conquistas…
    Demetrio

  14. Oi Demetrio…

    Então, com o passaporte europeu, mais que nada você é tratado como um cidadão europeu. Sem diferenças. Você passa a ter exatamente os mesmos direitos que qualquer outro cidadão de lá. Além da liberdade para morar no país sem visto, poder trabalhar tranquilamente e ter acesso a alguns direitos e vantagens como o auxilio aluguel para menores de 30 anos, existem outras facilidades como o seguro desemprego, caso perca seu emprego e coisas subsídios desse tipo que são oferecidos a cidadãos europeus.

    Bom, espero ter ajudado com as dúvidas.

    Abraços

    • demetrio maseda disse:

      Obrigado pela resposta Paola.
      Tenho 24 Anos e adquiri recentemente meu passaporte espanhol.
      Tenho interesse SIM de ir o mais breve possível morar em Barcelona. É um sonho antigo!
      Tenho certeza que será uma grande esperiência.
      O problema maior é que não sou formando aqui no Brasil. Mas suas dicas me fizeram ter mais coragem de enfrentar as dificuldades! Obrigado por dividir suas experiências conosco!
      Só mais uma coisa….rsrs
      Há mais alguma dica que possa dar para um jovem que quer buscar um futuro melhor e trabalhar e estudar em Barcelona?
      Até mais Paola…
      abrazos y besos…

      • Oi Demetrio,

        Desculpa a demora na resposta, mas a vida anda uma correria..:-)

        Olha, a dica que posso te dar é que vá com a cabeça aberta, com vontade de aprender coisas novas e disposto a encarar novas experiências. Tenha em conta que morar fora nem sempre é mil maravilhas como muita gente pensa. Às vezes você vai passar por perrengues e estará sozinho para resolver, mas pense que tudo isso faz parte do aprendizado.

        Outra coisa, se posso te dar um conselho, seria para você se formar antes de ir. Claro que cada um sabe o que é melhor para si, mas conheci muita gente por lá que trancou a faculdade e foi para lá e depois queria ficar por mais tempo e não podia pois tinha que voltar ao Brasil para terminar a faculdade. Então sei lá, nunca recomendo uma pessoa a trancar a faculdade para ir para o exterior, e mais ainda se você tem passaporte europeu, pois você não precisa ter pressa para ir para lá. Mas…. sei lá, é só uma dica que dou baseada em experiências de outras pessoas que conheci por lá.

        Boa sorte com o que decidir!

        Bjs

  15. thais disse:

    Boa tarde paola,

    suas dicas são ótimas, proveitosas, claras e objetivas. estou com planos de ir morar em barcelona durante pelo menos um ano e cmo não tenho pass europeu, vou tentar tirar o visto de estudante. para isso preciso estar inscrita em algum curso com a duração do tempo que pretendo ficar? vc sabe algumas opções e cursos a baixo custo? obrigada =) thais

  16. cris disse:

    Oi, adorei seu site, parabens!
    As dicas que voce deu sobre Barcelona, saõ parecidas para Sevilla?
    obrigada!
    Cris

    • Oi Cris!

      Sobre a questão do visto, o esquema é o mesmo para todas as cidades da Espanha. Já sobre o custo de vida, acredito que em Sevilla o custo de vida seja inferior ao de Barcelona. Madrid e Barcelona são as cidades mais caras da Espanha para morar, saindo desses dois centros, o custo abaixa um pouco. No site do Loquo que eu coloquei no post você pode encontrar também apartamentos em outras cidades da Espanha, então vale a pena dar uma olhada para ter idéia do custo em Sevilla.

      Espero te ver mais vezes no blog!

      Abraços

  17. nuna disse:

    oi gostei do site e keria uma ajuda loool tenho uma bebe de meses e um menino k vai fazer 6…..sou portuguesa e keria começar uma vida melhor em espanha pois ca ta complicado e keria uma ajuda em relaçao as crianças e casa e ja agora como alugar casa barata….se nao for pedir muito o meu medo é ir e nao der bem nao kero k eles passem necessidades

    • Olá,

      Realmente a melhor maneira de encontrar apartamentos com boas condições de aluguel é através do site que coloquei no post: http://www.loquo.com. Indo com família sempre há a preocupação de eles também se adaptarem. Pense que em Barcelona cidade, o aluguel é mais caro do que se alugar algo em cidades visinhas a Barcelona. Caso queira optar por alguma cidade próxima, há por exemplo Mataró, San Cugat, Badalona e Hospitallet de Llobregat que estão bem comunicadas com
      BArcelona através de transporte público e que rapidamente você consegue ter acesso à cidade. Essas são alternativas para os aluguéis mais altos de Barcelona.

      Espero que tenha ajudado.

      Abs

  18. Bom dia, gostei bastante do teu blog, são informaçõs valiosas e bem simplificadas para quem está querendo se aventurar a morar fora do País.
    Minha esposa e eu estamos com planos de morar fora do País por algum tempo, eu já morei durante muitos anos no Uruguai e gostaria de conhecer outros lugares, sou apaixonado pela Italia! o que me faz ter vontade de ir para a espanha por ser bem próximo.
    Atualmente (curto prazo) estamos cogitando a possibilidade de ir morar em um veleiro (barco) por algum tempo (outro sonho meu) e usar isso ao nosso favor para reduzir custos e juntar dinheiro para nossa viágem fora do Brasil, por tanto queria te perguntar se ai existem portos que permitam isso, comprar e morar em um barco por exemplo, se os portos ficam próximos da cidade e se por acaso tu tens contato de alguem que eu pudesse ligar aqui do Brasil para me ajudar a conseguir um barco da forma que estou querendo.
    Agradeço muito toda e qualquer ajuda que possas me dar, obrigado e grande abraço!

    • Oi Leandro!

      Adorei a sua ideia! rs… Existem sim muitos portos que aceitam embarcações-casa, por defini-las de alguma maneira. Em Barcelona mesmo existem várias pessoas que adotaram esse estilo de vida e largaram as casas de cimento para viver sobre o mar. Os portos de Barcelona são bem caros para isso, tenho que ser sincera. Sei de uma pessoa que deixa o barco em Tarragona por ser mais barato, porém Tarragona não é tão perto assim de Barcelona (aprox 1h30 min em trem). Então seria verificar qual é a diferença de preço e se para você é viável. Para começar acho que você pode dar uma pesquisada na net sobre o Muelle de Barcelona e Muelle de Tarragona para ter uma ideia de preços. Infelizmente não tenho nenhum contato para poder lhe dar.

      Bom, se precisar de algo mais, pode falar.

      Abs

  19. pri disse:

    Paola,

    tudo bom?!
    queria tirar umas duvidas com vc… qual seu e-mail, assim posso te escrever!
    bjss,
    Pri

  20. Liana disse:

    Oi Paola, tudo bem?
    te mandei um e-mail, você recebeu?
    abraço,

    Liana

  21. Bárbara disse:

    Olá Paola,

    Adorei o blog e dicas…
    Meu marido e eu estamos pensando em ir viver em Barcelona com nossas duas filhas uma de 8 e outra de 4 anos, temos passaporte europeu, já sei que isso ajuda, só gostaria de saber os valores mais ou menos de escolas, planos de saúde, apto com 2 quartos e carro… e se as escolas públicas são de boa qualidade ou se não forem quanto custaria uma escola particular?
    E em questão a segurança? O que vc me diz daí? Já que o Brasil está cada vez mais inviável…
    Agradeço o empenho…
    Bjs,
    Bárbara

    • Oi Bárbara,

      A questão de segurança, Barceloba é uma cidade bem segura. Claro, sempre tem um ou outro furto, mas mais que nada são o que nós no Brasil conhecemos como “bate carteira”. Sobre valores de escolas particulares, está aí algo que eu não sei. Sei que a maioria das escolas é pública e que o ensino é bom. Escola particular na Espanha normalmente são poucas as pessoas que pagam. Algo bem diferente do Brasil. Com relação aos alugéis, tudo varia muito. Depende do local, do tipo de apartamento e tudo isso. Recomendo a dar uma olhada em http://www.loquo.com pois por ali pode ter uma base de preços. A saúde pública funciona bem, mas caso queira um seguro privado, existem convênios básicos que giram em torno de 60 ou 70 Euros por pessoa. Os carros na Espanha são baratos. Você consegue comprar um carro 0km básico (o que no Brasil chamamos de popular) a partir de uns 7.000 Euros. E sempre há a opção dos usados, que acabam saindo mais baratos.

      Bom, espero ter ajudado.

      Abs

  22. Rafael disse:

    Olá Paola!!
    Tudo bem??

    Meu, esse seu blog é maravilhoso!! Estava cheio de dúvidas e você esclareceu praticamente tudo!! Mto obrigado!!
    Bom, a empresa onde trabalho abriu uma filial em cuenca, perto de madrid, e irão me mandar para trabalhar lá. Agora só faltar negociar o salário.. rs.. Bom… foi citado saúde, moradia… mas e os demais custos?? água, luz, gás, telefone, internet, aquecimento (cuenca é mto fria rs), roupas (tem algum lugar tipo a 25 de março ou o brás?), comida…
    Bom… se não te atrapalhar e puder responder agradeceria!! =D

    Abs e mais uma vez parabéns pelo blog!!

    • Oi Rafael..

      Que bom que o blog resolveu as suas dúvidas, esse é o intuito! Bom, vamos lá, eu pessoalmente não conheço Cuenca, mas as perguntas que me fez são bem gerais, então acho que dá pra ajudar… Água, Luz e Gás: as contas não são mensais como no Brasil. Algumas delas sim, mas água por exemplo eu pagava de 2 em 2 meses. Para te dar um valor aproximado, calcule em torno de 100 Euros por mês com esse tipo de gasto (pode variar um pouco em razão do uso da calefação pois no inverno se usa muito e isso aumenta e muito a conta de gás). No meu apartamento éramos meu namorado e eu e dificilmente gastávamos mais de 100 Euros por mês em contas. Telefone: existem várias companhias de telefonia e é sempre bom dar uma olhada nas promoções, mas eu tinha um pacote de internet e telefone (chamadas a fixos gratuitas independente da cidade, só pagava ligações para celulares) e saia mais ou menos 70 Euros por mes. Quanto a roupas e comida, se vc vem do Brasil, vc vai achar tudo na Espanha muito barato. Digo isso pq voltei recentemente ao Brasil e ainda estou achando tudo absurdamente caro. Então não se preocupe porque irá poder sobreviver e ainda vai poder comprar muiitas roupas…rss.. e viajar é claro… não deixe de viajar por aqui, vale muito a pena..

      Bom, é isso aí, espero que dê certo com a sua empresa!

      Abs

  23. Liana disse:

    Paola,
    suas respostas dão sensação de alívio nas pessoas que querem viajar pra espanha. hheheh. tudo parece tão simples quando você fala. isso é bom, porque complicar as coisas, é pior. beijos e obrigada!

  24. flavio disse:

    Ola este blog e marivilhoso, tenho em filho deportista , sewu visto de trabalho ja foi aceito pela autoridades, eu como pai o que tenho que fazer para lhe acompanhar aqui em barcelona

  25. Oi,
    estou indo para Barcelona em junho ficar 3 meses (vou fazer um curso lá), gostaria de saber, dos mil euros que você falou,400 são aluguel… quanto seria para contas? comer fora? Viver!!
    Estou com medinho do q vou encontrar por lá..
    Se o dinheiro vai dar..se não vai…
    Tenho cidadania europeia, e quero arranjar um emprego por lá.

    Beijos

  26. Luciana disse:

    Bom dia!

    Vi uma reportagem sobre Barcelona e os brasileiros que vivem nela, e adorei tudo! Tenho dois fihos de 6 e 10 anos e gostaria de saber se consigo escola facil para eles, e um emprego para mim logo que eu chegar em Barcelona?

  27. Gabriela disse:

    Olá Paola!
    Adorei o blog,realmente muito esclarecedor;gostaria de tirar umas duvidas.
    Eu tenho passaporte italiano,em 2009 morei na França e lá fiz um curso de francês gratuito.
    Sou formada em turismo e estou fazendo um curso de cozinha internacional no senac.
    Eu e meu namorado estamos pensando em ir para Barcelona em 2013,eu queria saber se vc conhece algum curso de gastronomia gratuito ou não ai.Quanto a trabalho pretendo na area de cozinha,vc sabe como anda o mercado??
    Desde já agradeço a atenção!!

  28. Oi Gabriela,

    Cursos gratuitos de gastronomia eu não conheço, mas Barcelona tem escolas muito boas (porém pagas). A Hofmann é uma delas http://www.hofmann-bcn.com/ . O mercado de trabalho essa área é bastante aberto. Normalmente eles pegam estrangeiros para trabalhar na cozinha, então não acho que seja algo tão complicado de encontrar. Claro, no começo terá que começar com um restaurante pequeno e talvez em uma posição mais baixa, mas acho que dá para encontrar algo sim.

    Bjs

  29. Hiran disse:

    Oi Paola, parabéns pelo Blog!
    Estou determinado a mudar para Barcelona com minha espesa e filha de 13 anos.
    Não temos passaporte europeu ainda (ela está tentando a cidadnia portuguesa) mas estou daqui procurando trabalho em minha área (eng. mecânica).
    Se eu tiver uma proposta de trabalho fica mais fácil conseguir visto para trabalho certo?
    Fico também preocupado em relação a custo de vida. Vi em outras respostas que é possível viver bem com 1500 euros….mas como funcionam os impostos, de renda por exemplo? quanto que se desconta de salário para saber quanto se sobre por mês?
    Você veio embora de Barcelona? Desculpe a pergunta, mas é que fico curioso quando vejo pessoas voltando, e eu com vontade de ir pra lá….por que veio embora? Já não está tão bom viver por lá?

    Olha já agradeço adiantado pela sua ajuda com tanta informação!! Parabéns mesmo pelo blog.
    abraços

    • Oi Hiran,

      Tudo bem? Então, se você conseguir uma proposta de trabalho normalmente a empresa que te contratar terá que fazer seu visto de trabalho e aí as coisas ficam mais fáceis. Sobre o custo de vida, 1500 normalmente para um casal é suficiente, porém sem luxos, como disse antes… para sobreviver. Com uma filha adolescente esse valor subirá um pouco, com certeza. Sobre impostos, normalmente se desconta uma porcentagem do salário, que varia de acordo com o valor recebido e o tempo de empresa. Até 1000 Euros geralmente se cobram em torno de 10% e acima disso pode variar de 14 a 20%. O mínimo para ser obrigado a declarar imposto de renda é qdo a renda anual é igual ou superior a 22.000 Euros. Quem recebe menos que isso anualmente é isento.

      Bom, eu agora estou no Brasil. Sobre sua pergunta sobre o que leva uma pessoa a voltar, acho que depende muito do objetivo que a pessoa tem quando vai para lá. Eu nunca tive o objetivo de morar lá para o resto da vida e por isso chegou um momento em que decidi voltar. Mas nao foi porque eu não gostava da cidade ou porque a situação estivesse ruim. Foi uma opção pessoal somente.

      É isso… espero que tenha sorte com seus planos!

      Abs

  30. Mario B. disse:

    Olá,

    Parabéns pelo Blog! Tenho 26 anos e faculdade trancada de Direto (qual não pretendo e não quero continuar). Conheci Barcelona e fiquei encantando, porém vida de turista é diferente do que de residente. Eu estou disposto a deixar pra trás a vida (estável) que tenho aqui no Brasil pra tentar viver em Barcelona. Por isso venho atrás de varios tipos de informação; será que está valendo a pena? Tem emprego mesmo que sub-emprego? Não falo espanhol e muito menos Catalão, os cursos são realmente de graça? Qual mínimo que você acredita que seja necessário pra se morar em Barcelona (quarto alugado, alimentação de supermercado e transporte)? Bom, qualquer informação é valida!! Tenho Pass UE. Obrigado e mais uma vez parabéns!!!

    • Oi Mario,

      Então, sobre a questão do emprego, como eu disse no post, a coisa deu uma complicada, mas ainda se podem achar oportunidades. Principalmente se vc está disposto a trabalhar de garçon ou coisa parecida. Sobre o custo de vida, dá uma olhadinha no post, porque está tudo bem detalhado.
      Sobre os cursos, o único curso gratuito é o de catalão, o de castelhano e nunca vi gratuito. Sem o catalão você consegue se virar, mas recomendo que pelo menos fale um pouco de espanhol. Por isso, se vc sabe que quer ir, inscreva-se em um intensivo e comece a se preparar antes de ir.

      Abs

  31. Mario B. disse:

    Olá,
    Parabéns pelo Blog! Tenho 26 anos e faculdade trancada de Direto (qual não pretendo e não quero continuar). Conheci Barcelona e fiquei encantando, porém vida de turista é diferente do que de residente. Eu estou disposto a deixar pra trás a vida (estável) que tenho aqui no Brasil pra tentar viver em Barcelona. Por isso venho atrás de varios tipos de informação; será que está valendo a pena? Tem emprego mesmo que sub-emprego? Não falo espanhol e muito menos Catalão, os cursos são realmente de graça? Qual mínimo que você acredita que seja necessário pra se morar em Barcelona (quarto alugado, alimentação de supermercado e transporte)? Bom, qualquer informação é valida!! Tenho Pass UE. Obrigado e mais uma vez parabéns!!!

  32. Ana disse:

    Oi Paola,
    Estou pensando muito em ir morar em Barcelona. É difícil conseguir um emprego daqui do Brasil lá? Ou é melhor eu chegar lá e procurar algo? Pq eu com o visto de turista tenho 3 meses lá ne? Fica mais difícil, eu ir como turista e conseguir um trabalho e moradia depois de estar lá, ou é muito arriscado?

  33. Oi Ana,

    Conseguir arranjar um emprego em Barcelona estando aqui no Brasil acho bem complicado. A não ser que você tenha um currículo muito diferenciado na sua área e comece a mandar para empresas específicas da sua área de atuação na Espanha, mas mesmo assim eles teriam que te fazer um contrato de trabalho para vc poder ir trabalhar legalmente.

    No seu caso, como você vai com visto de turista, terá que se disponibilizar para trabalhar em bares, lanchonetes e algo do tipo pois as empresas não contratam se vc não tiver permissão de trabalho. Eu pessoalmente não recomendo ninguém a ir como turista e ficar ilegal lá pois é um risco que se corre. Mas, tenho amigos que fizeram isso, então fica a critério de cada um. Respondendo a sua pergunta, o visto de turista te permite ficar 3 meses sim, mas em teoria, sem trabalhar.
    O que poderia ajudar sua situação é ir como estudante, assim você tem o respaldo da lei para ficar no país e trabalhar.

    Abs

  34. Paula disse:

    Oi Paola,
    Primeiro, parabéns pelo blog, muito legal! Estou pensando em passar um tempo em Barcelona (infelizmente não tenho passaporte europeu, iria como estudante), mas ainda estou um pouco insegura. Poderia me mandar seu email para trocarmos uma idéia?
    Aguardo seu contato.
    Abs

  35. Marcelo Martins Quaresma disse:

    Olá, seu blog está de parabéns… Varias informações e relatos muito interessantes.

    Eu estou pensando em passar 20 dias em Barcelono, ano que vem em fevereiro, vi que você é uma pessoa bem informada.. sabe me dizer se existem cursos na area de segurança do trabalho??? Estou pensando em fazer um curso na area, porem, fora do Brasil, só para dá aquele “charme” no curriculo e claro, se fosse em Barcelona seria perfeito.. unir estudos com uma bela cidade.

  36. Marcelo Martins Quaresma disse:

    Opá, voltando para agradecer pela resposta… muito grato pelo link e pela resposta.. irei acessar o site para me informar!!

  37. Rita disse:

    Estou a pensar em ir trabalhar na Base Ryanair em Barcelona – El Prat… teria de ficar num local com facil acessibilidade para o aeroporto. Que me aconselha? será possivel conseguir chegar ao aeroporto em menos de uma hora e viver mesmo em barcelona cidade/centro?

    • Olá Rita!

      Desculpe a demora em responder, mas estive desconectada algum tempo… Você não teria problemas em morar no centro de Barcelona e se deslocar até o aerporto todos os dias, pois há ônibus que conectam o centro da cidade ao aeroporto em apenas 30 minutos. E a frequência desses ônibus durante o dia é de menos de 5 minutos, então não há muito problema. Eu realmente recomendo que vc more em Barcelona, mesmo demorando mais tempo para chegar ao trabalho, pois a cidade tem muito a oferecer.

      Abs

  38. Helena disse:

    Oi Paola, tudo bom? Parabéns pelo site!
    Bom, estou com planos de morar aí e minha idéia era ir fazer um mestrado na minha área. Porém fiquei muito confusa em relação aos prazos que as universidades dão para pré matrícula, pois são vários prazos, alguns que terminam depois das aulas terem começado! É isso mesmo? Agora estamos em setembro e estou numa lista de espera pra um curso que começa em outubro…
    Enfim, agora tenho o passaporte europeu e pensei que uma boa opção seria ir agora e se eu for aceita na universidade ótimo, se não eu melhoro o espanhol e trabalho. O lado ruim é que eu não estaria trabalhando na minha área, mas isso seria temporário. Com o que eu poderia trabalhar? Ou melhor, quais áreas oferecem mais empregos? Tenho 26 anos, isso pode fazer diferença… Ah e tenho um espanhol até bom pra ler e escrever, tenho mta facilidade com línguas, mas não to acostumada a ouvir nem a falar. O inglês tá bem fluente.
    Se eu fosse agora em setembro ou outubro seria uma época ruim? Pra procurar trabalho e pra começar o processo de adaptação… Conheço BCN mto pouco e nunca morei na Espanha.
    Mas pra ser sincera o que acontece é q não to muito satisfeita com o Brasil, não que eu não goste do nosso país, mas aqui mtas pessoas tem q trabalhar que nem escravos e ganhar um salário que muitas vezes não condiz com o seu esforço e tb não compensa… Ao mesmo tempo não quero me iludir e achar que Barcelona vai ser um mar de rosas, pq sei q não vai ser. Mas já morei fora e vc não precisava se estressar com o trabalho, todo mundo q eu conhecia era mto trabalhador, ganhava bem e tinha tempo pra viver a vida!… Não sei se vc me entende, não sou preguiçosa ahaha Só quero viver num lugar mais “vivível” =)
    Bom, agradeço muito com o que puder me ajudar em relação às minhas mtas dúvidas! Normal, né! ;)
    Bjs!!!

    • Oi Helena,

      Bom, vamos lá… os prazos de universidades na Espanha são uma incógnita realmente. Se vc realmente decidir ir vai perceber que a Espanha se assemelha em muita coisa com o Brasil… rsrsrs… uma das semelhanças é a falta de organização em alguns setores… mas não se assuste, a vida em Barcelona é muuuiiitttooo boa. Realmente isso depende da faculdade. Tem faculdade que coloca um prazo maior para garantir número suficiente de alunos e tudo isso… Mas se na faculdade que vc escolheu eles te dão esse prazo, é pq deve ser isso mesmo.

      Sobre empregos… a grande questão no momento. Eu já não estou morando em Barcelona… voltei ao bom e velho Brasil esse ano… mas tenho amigos que estão lá e de uns tempos para cá todos andam reclamando que a coisa está feia com a questão empregatícia por lá. Isso não quer dizer que não haja empregos, mas sim que vc pode demorar mais para encontrá-los e talvez não paguem tão bem quanto costumavam pagar. Encontrar algo na sua área, talvez seja mais complicado, mas acho que vc deve sim tentar (claro, tudo depende da sua área.. se for da área de saúde, é mais complicado, pq vai precisar convalidar todos os certificados, por exemplo). Se não encontrar nada, sempre há a possibilidade de tentar trabalhar em um bar, restaurante, loja ou algo do tipo.. Pense que vc tem um aliado nas mãos que é o passaporte europeu. Simplesmete vá com a mentalidade aberta e disposta a trabalhar em empregos que vc não trabalharia no Brasil, caso seja necessário.

      É isso aí, boa sorte!

      • Helena disse:

        Oi Paola, muito obrigada!
        Acho ótimo q vc seja bem sincera, isso faz com q não criemos falsas expectativas!! =)
        Pois é, minha área é a de saúde, por isso a minha preocupação!… É chaaaaata…
        Mas acho q vou simplesmente comprar uma passagem e ir. Lá corro atrás de tudo, levo todos os docs necessários pq já estão comigo. Td legalizado, traduzido bonitinho. Se eu tiver q trabalhar com algo q não seja a minha área por um tempo, sem problema algum! Vai ser ótimo já conseguir um trabalho, né?…rs E o máximo q pode acontecer é eu voltar pro Brasil! Mas aí eu volto cheia de experiência e com o Espanhol e o Catalão fluentes, espero eu…rsrs
        Sem querer ser mto intrometida… Vc voltou o Brasil por causa da crise? Ou ia voltar mesmo?
        Brigada mesmo Paola!!!!
        Bjs!!!

        • Oi Helena…

          É, a área da saúde é complicada fora do Brasil, mas não é impossível entrar nessa área lá não… o único problema é que demanda mais tempo e paciência pelos trâmites legais… só isso… Mas pelo que vejo vc está bem aberta a novas experiências e isso é o mais importante para morar em outro país…

          Respondendo à sua pergunta, eu não voltei ao Brasil devido à crise não. Pelo contrário, eu tinha um emprego na minha área onde ganhava razoavelmente bem… mas o problema é que fiquei quase 7 anos fora do Brasil.. e chega uma hora em que você começa a colocar uma série de coisas na balança… e aí a minha balança pendeu para o lado do Brasil.. rsrsrs… Chega um momento em que você tem que escolher em morar fora do seu país para “sempre” (fazer realmente a vida fora do Brasil), ou tentar a vida nele… e não nego, mesmo morando fora esse tempo todo, sempre fui apaixonada pelo nosso país (mesmo com todos os problemas daqui). E então voltei… para ficar (ou pelo menos por enquanto..rs)

          É isso aí… se precisar de algo mais e puder ajudar, é só falar…

  39. Helena disse:

    Nossa, me ajudou demais, Paola!! Muito obrigada!
    Achei ótimo o que você falou que voltou pro Brasil pra ficar pelo menos por enquanto rsrs Pois é, nada é completamente certo na vida… Cheguei à conclusão de que devemos seguir nossa intuição, fazer a nossa parte e deixar o futuro nas mãos de Deus!
    Espero que dê tudo certo pra você aqui!! E o que mais eu precisar vou te perguntar!! =)
    Bjs e muito obrigadaaaa!!!!

  40. Helena disse:

    Oi Paola, tudo bom? Estou com uma dúvida meio urgente e vou precisar te falar algumas informações minhas. Qual o seu e-mail pra eu entrar em contato, por favor? Brigada! =)

  41. Cristela Barros disse:

    Olá Paola chamo-me Cristela Barros e sou recepcionista numa Pousada de Juventude em Portugal tenho 30 anos . Gostaria de passar uma temporada em Barcelona poderia tirar uma licença sem vencimento desde que fosse para estudar . Adoro PNL , andragogia , filosofia conhece alguma escola ou Universidade com estas Características .

    Obrigadão beijokas

  42. André Dias disse:

    Olá Paloma,

    Em primeiro lugar, parabéns pelo blog, você é muito compreensiva e clara em suas explicações.
    Tenho 23 anos, e atualmente estou no último ano de Adm, cursando Inglês e trabalhando na área Adm de uma grande multinacional. Tenho vontade de morar em outro Pais para adquirir maior experiência de vida, estudar e ganhar dinheiro, meu interesse assim como o seu, não é morar pela vida inteira lá, mas sim arrecadar dinheiro suficiênte para melhorar minha vida aqui no Brasil.

    Esse ano coloquei na cabeça que assim que eu terminar minha faculdade, vou sair do Brasil. Li todos os post que vc respondeu, e muitas das minhas duvidas foram esclarecidas. Porem gostaria de perguntar mais algumas coisas a você, pois tenho interesse em fazer pós graduação e trabalhar em Barcelona ou em Madri, mesmo que de inicio o trabalho seja em restaurantes, hoteis, etc…
    Tenho uma amiga que trabalha comigo, e ela ja morou na espanha e sempre esta indo viajar nas ferias para lá, e ela conta muitas coisas boas e claro as dificuldades que ela teve, mas ainda tenho algumas duvidas.

    Você poderia me mandar um email ou me passar, para eu tirar minhas duvidas e mantermos contato.

    Obrigado pela atenção, e mais uma vez Parabéns pelo Blog, é dificil econtrar pessoas como vc, ajuda com suas esperiências e tornão nossos sonhos cada vez mais perto de ser alcançados.

    Att,

    André

  43. emerson disse:

    Ola, tudo bem??

    Super interessante seu site, parabéns!!!

    Eu estou pensando cursar um 1 ano (doutorado) em Barcelona. Preocupo-me com o custo de vida em Barcelona. Tenho conversado com algumas pessoas (inclusive espanhois de Barcelona) e essas pessoas acabam aconselhando-me a buscar apartamentos fora de barcelona, por exemplo, algumas cidades proximas a Barcelona (por exemplo, San Salvador e Calafell). O que você acha??

    A bolsa de estudo é de 1300 euros. Está bom?? Gostaria de morar sozinho.

    Abs

    Emerson

    • Paola Belon disse:

      Oi Emerson,

      1300 Euros é suficiente para você se manter em Barcelona. Caso queira morar sozinho, os gastos são um pouco mais elevados e esse valor talvez dê para você se manter mas sem muitas regalias… Você consegue encontrar estúdios em Barcelona por em torno de 500 Euros (pequenos apartamentos de 1 ambiente só ).

      Também existe a possibilidade de morar em uma cidade próxima a Barcelona para pagar um aluguel mais barato, porém você não terá a mesma comodidade de estar dentro de Barcelona. Aí é questão de você analisar o que prefere.

      Bom, é isso aí, espero ter ajudado.

      Abs

    • Paola Belon disse:

      Oi André,

      Bom, eu sou da opinião que todo mundo que tem vontade de sair do Brasil, deveria ter uma experiência no exterior pois você cresce e aprende muito estando fora.

      Se vc quer morar na Espanha, acho que vc tem que correr atrás disso, mas se está pensando em ir para Espanha para fazer um pé de meia, acho que lá não é o melhor lugar para isso ultimamente. A Europa está vivendo uma das suas piores crises, e como sabemos a Espanha é um dos países mais afetados por ela. Eu já voltei ao Brasil, porém tenho amigos que ainda estão lá e dizem que realmente a situação não está muito legal.

      Não estou querendo te desanimar, muito pelo contrário, só estou te alertando para você não ir esperando uma coisa e encontrar outra por lá, sabe. Como eu disse em outras respostas, que a Espanha esteja em crise não quer dizer que você não vai conseguir emprego nem nada disso, mas quer dizer que vai ser um pouco mais difícil conseguir emprego e talvez você não encontre o salário que estava esperando.

      Abs

  44. Leandro Hipolito disse:

    Bom dia! Muito obrigado pelas informações passadas para nos .
    Tenho 21 anos, e pretendo cursar o mestrado de 9 meses na UAB , encontrei o mestrado no site pmasters.es , conhece?
    Conhece alguem que já cursou o mestrado na Universidade Autónoma de Barcelona ?
    Como esta o custo de vida hoje em Barcelona?

    Agradeço desde ia sua atenção!

    • Paola Belon disse:

      Oi Leandro,

      Eu fiz um mestrado na UAB e é uma boa universidade. Em Barcelona talvez seja a segunda mais famosa. Recomendo a dar uma boa olhada na grade do curso para decidir se é uma boa opção de curso, mas a universidade em si é boa.

      Sobre o custo de vida, dá uma olhadinha no post pois tem tudo bem detalhado… caso ainda assim tenha alguma dúvida, fico a disposição.

      Boa sorte!

  45. Hey good post . I will bookmark your blog. Thanks for sharing. Fernando from brazil.

  46. Francine CPP disse:

    Paola, qual o bairro mais seguro para se hospedar em Barcelona? O Eixamole é uma boa opção? andei lendo muitos comentários ruins sobre ramblas e Gótico, muitos batedores de carteiras e asslatos a turistas, é isso mesmo? Obrigada.

    • Paola Belon disse:

      Oi Francine,

      Realmente as Ramblas e o Gótico são áreas bem lotadas e é normal bate carteiras agirem por ali. Sem contar que é a região mais turística da cidade, então está sempre muito cheia de gente.. talvez para vc se hospedar seja melhor ficar em uma área um pouco mais tranquila. O Eixample é uma área boa, porém é bastante extensa, então para facilitar um pouco sua busca, te recomendo ficar em algum hotel que não esteja tão distante do Passeo de Gracia e da Gran Via. Não precisa ser ao lado, pois será mais caro, mas há alguns quarteirões dessas avenidas, você estará super bem localizada. E outra coisa bem importante é o hotel estar próximo a uma estação de metrô. Isso vai facilitar e muito sua vida.

      Abraços!

  47. lucisilva7 disse:

    Otimo post e excelente informações e qualidade do blog. Vou adicionar nos meus favoritos para visitar mais vezes. obrigado por compartilhar.

  48. Sara Ribeiro disse:

    Olá Paola

    Não reparei sequer há quanto tempo você tem esta matéria publicada, mas fiquei muito interessada mesmo.
    Sou de Portugal, tenho 19 anos e estou agora a trabalhar fora da minha área para juntar algum dinheiro. Meu namorado esteve a estagiar em Barcelona 1 mês e meio e ficou deslumbrado. Procurar emprego na Europa já estava nas nossas mentes, mas desde que ele esteve lá que estamos muito inclinados para Barcelona. Ele fez amigos onde esteve a trabalhar, mas mesmo assim eu própria tenho alguns receios. Acha uma boa aposto para nós, que somos novos e estamos a entrar no mundo do trabalho?

    Gostaria que respondesse,
    Abraço,

    Sara Ribeiro

    • Paola Belon disse:

      Ola Sara,

      Desculpe a demora em responder, mas andei meio ausente. Bom, vc tem 2 fatores a seu favor: a idade e o fato de ser portuguesa e não precisar de vistos para morar na Espanha. Não estou mais morando em Barcelona e pelo que tenho ouvido de alguns amigos que continuam por lá, a crise está feia, mas acho que se vc tem vontade de ir para estudar e tudo isso, vale a pena… Sobre a questão de trabalho, como não estou mais lá, fica um pouco complicado eu opinar.

      Bom, é isso aí… boa sorte!

  49. Milena Navarro disse:

    Oi Paola,

    Tentei ler todos os posts pra tentar encontrar uma resposta para as minhas dúvidas mas, cada caso é um caso…
    Vamos lá então. Tenho o passaporte europeu (italiano), tenho 26 anos, estou praticamente matriculada num mestrado na UB e passagens compradas para o dia 25 de setembro de 2012.
    Esse mestrado foi feito todo por conta, não tive acesso a nenhuma faculdade aqui no Brasil para conseguir entrar. Por isso estou bem perdida quanto a quais documentos devo fazer. Entrei em contato com a EspanhaFacil e eles me disseram que eu devo fazer um seguro saúde pq, caso contrário, não vou ser apta nem a fazer a matrícula definitiva nem os outro documentos. Quanto ao NIE, do que vc escreveu, se eu fizer esse documento, vou, em seguida, conseguir ter acesso à saúde. Ou seja, seria inútil gastar com esse seguro saúde… Estou certa?
    E, devo fazer todos os documentos que vc cita? Eu digo, para poder ficar legal no país, ter acesso a saúde e poder trabalhar?
    Estou indo pra estudar e estou com muita dificuldade em encontrar lugar pra ficar. Eu sei que é muito difícil achar um apartamento para dividir que eu tenha meu próprio banheiro, porém, as casas de estudantes (que oferecem esse espaço) são caríssimas… Pensei em dividir um apartamento por uma questão de segurança mesmo, mas não sei se procuro por um estúdio mesmo…

    Acho que por enquanto essas são minhas dúvidas… Aguardo seu contato!
    Milena

    • Paola Belon disse:

      Oi Milena,

      Vamos lá, no meu caso, quando eu me matriculei no mestrado eu já morava na Espanha fazia 3 meses e já tinha o NIE e o cartão da seguridad social (que dá direito a cobertura médica gratuita). Então qdo eu fiz a matrícula somente tive que apresentar os documentos que confirmavam que eu estava legal no país. Normalmente eles pedem um plano de saude para estudantes brasileiros, mas isso é para conseguir tirar o visto de estudante e entrar no pais, mas como você vai entrar com o passaporte europeu, não faz muito sentido. De qualquer forma, te recomendo a entrar em contato com a UB e perguntar diretamente para ele quais são os documentos que eles pedem para fazer a matrícula. Isso varia muito de faculdade para faculdade. Há algumas que pedem o diploma traduzido e juramentado por exemplo (eu tive que fazer isso ainda no Brasil), outras não. Então realmente te recomendo a verificar com a UB.

      Quanto aos apartamentos, realmente conseguir uma suite nao é tão fácil… Mas dividir banheiro não é tão complicado, desde que não more com muita gente. Se vc realmente faz questão de um banheiro só pra vc, os estudios podem ser a solução, mas o valor do aluguel sobe bastante. Aí vc tem que ver as suas prioridades…

      É isso ai, se precisar de algo, é só dizer.

      Bjs

    • Carolina disse:

      Olá Milena!

      Li seu comentario, e estou exatamente na mesma situação que vc… Acabo de ser aceita em um mestrado na UB, que começa agora em outubro… Estou com os documentos legalizados e dando entrada no visto de estudante. Falta só isso para comprar minhas passagens (acredito que vou na primeira semana de outubro)… To na maior correria pois tenho menos de um mes para resolver tudo isso!! sou do Rio, tenho 28 anos e nunca estive na Espanha, não conheço nada nem ninguém em Barcelona, o que causa um certo receio… por isso quando li seu post fiquei aliviada, pois vi que vc está na mesma que eu, temos praticamente a mesma idade e iremos estudar na mesma universidade. Eu ainda nao encontrei lugar para morar… Gostaria de saber com a Paola quais bairros ela indica, pois procuro um lugar tranquilo, residencial e de preferencia proximo da praia rs.. se for possivel.. se não tudo bem… tenho que dividir pois nao tenho como alugar um ape sozinha… Milena, se vc ler essa mensagem por favor entre em contato comigo, por email carolinadominguez33@gmail.com .. vc tem facebook?
      Paola, fico aguardando seu retorno quanto ao bairro…
      Beijos pras duas!!
      Carol

      • Paola Belon disse:

        Oi Carolina,

        Se vc quer morar proximo da praia, existe Barceloneta, mas se quer tranquilidade, fuja de la. Barceloneta eh um bairro bem perto da praia, mas cheio de barzinhos, e fica bem lotado a noite. Portanto, de sossego ele nao tem nada. OUtra opcao eh o Poblenou, proximo da Villa Olimpica, que eh mais tranquilo e fica perto das praias.

        Eu sinceramente, para morar prefiro o Eixample Direito, proximo de Sagrada Familia. Eh um bairro tranquilo, com tudo o que vc precisa, como bons supermercados, bancos, comercio, porem nao fica tao proximo das praias.

        Bjs

  50. Ananda Bizzotto disse:

    Oii Paola, tenho mta vontade de ir para barcelona, morar e trabalhar, mas estou crua de tudo..
    Tenho 19 anos, não fiz meu passaporte ainda, mas pretendo ir, alugar um quarto e arranjar algum trabalho que dê para me manter ai.. você tem alguma dica pra mim? o que faço primeiro, aonde encontro republicas para moças e sobre o trabalho se eu consigo encontrar antes de ir… ainda não sou formada, mas curso jornalismo no brasil.. bom é isso..

    OBRIGADA

    • Paola Belon disse:

      Oi Amanda,

      Como disse no post, tudo depende da sua situação. Vc tem passaporte europeu, vai com visto de estudante ou de turista? Isso é o primeiro que vc tem que ter claro. Com passaporte europeu vc consegue trabalhar tempo integral, visto de estudante somente 20 hrs semanais, visto de turista, esqueça de tentar trabalhar. Para ver lugares para morar, no post tem vários links uteis, da uma lida de novo e entre nos sites que com certeza vão te ajudar com as suas dúvidas. Conseguir trabalho antes de ir, acho muito difícil, a não ser que vc conheça alguém que more lá e te arranje alguma vaga. Do contrário, acho bem difícil conseguir algo antes de ir. Por isso vc tem que se planejar bem, ler bastante antes de ir. Tanto no post como nas repostas que dei para outros leitores acho que vc consegue encontrar informações valiosas e que podem te auxiliar.

      Bjs

  51. Andreia Maria disse:

    Olá, Paola, achei o blog nota 10, mas indo direto ao assunto, me diga, como está a vida em Barcelona com a crise que se encontra?
    Estive em Barcelona em janeiro de 2009 com meu marido e os meus 3 filhos, e passamos 5 meses, e gostamos do lugar, e estamos pensando em voltar.
    O que vc me diz, essa crise vai passar ou ainda vai demorar muito pra voltar o que era antes
    Pessoas com mais de 30 anos tem facilidade para estudar em Barcelona?
    e vim de Barcelona em fevereiro de 2009, quando podemos voltar, depois de 3 ou 5 anos?
    Aguardo sua resposta!

    • Paola Belon disse:

      Oi Andreia,

      Eu já não estou vivendo em Barcelona. Voltei ao Brasil no ano passado, mas não voltei por causa da crise. Pelo contrário, quando resolvi voltar eu estava bem empregada e com uma vida estável, mas depois de 7 anos fora do Brasil chegou aquele momento em que ou se decide ficar para sempre fora ou se decide voltar as origens. E eu resolvi voltar… Desde que eu voltei a coisa na Espanha piorou bastante. Ainda tenho muitos amigos por lá e a crise está feia. Porém, esses meus amigos continuam com seus empregos e com sua vida rotineira, então é aquilo, a coisa está feia, mas também não está impossível. Acho que para quem está chegando lá, agora pode ser um momento difícil… mas fica complicado eu opinar no seu caso pois não estou mais vivendo o dia a dia do país.

      Abs

  52. Nathália disse:

    Olá, tudo bem ? Adorei o seu blog…. Bom, eu gostaria de saber se mesmo com toda a crise ainda há possibilidade de arrumar um emprego… As pessoas são hospitaleiras?
    Eu gostaria muito que você me respondesse sobre a homossexualidade na Espanha, como as pessoas vêem e se é bem aceito, se não tem muitos preconceitos, e se os homossexuais são mais assumidos no assundo de serem eles mesmos sem vergonha de andar de mãos dadas na rua, você pode tirar essa minha dúvida em questão da homossexualidade no seu ponto de vista. Obrigada de coração. Beijos e fique com Deus!!

    • Paola Belon disse:

      Oi Nathália,

      A homossexualidade na Espanha é encarada de uma forma bem diferente do que no Brasil. Quer dizer, na Europa em geral. As pessoas são mais abertas, aceitam mais as diferenças e lidam melhor com isso. Aqui no Brasil há um preconceito enorme, e lá, vc vai perceber que a coisa é BEM diferente. As pessoas lá são mais “cada um na sua”. Os homossexuais lá não tem medo de se assumir e de sair na rua de mãos dadas. É a coisa mais natural você ver casais homossexuais passeando na rua como qualquer outro casal.

      Claro que sempre há uma pessoa com a mente mais fechada que a outra, mas no geral, é bem tranquilo.

      Sobre a crise, dá uma lida nos comentários anteriores que fiz aqui no blog pois muita gente me perguntou sobre isso e pode ser que te ajude.

      Bjs

  53. João Pedro disse:

    Olá Paola

    Tenho 18 anos, acabei de me formar no ano passado no ensino médio e provavelmente estou indo morar ai em Barcelona mês que vem para estudar e melhorar o meu castellano para poder fazer a prova de ingresso para a faculdade UB ou UAB. Tenho algumas duvidas e pouco tempo para resolver as coisas para ir. Minha família é toda catalã mas todos moram aqui no Rio de Janeiro (tenho dupla-nacionalidade). Queria saber como esta a situação da Espanha hoje em dia e também saber como é que eu faço para me virar ai… hahahahhaha… tenho um castellano bom mas 65% das minhas aulas vão ser em catalão. Queria saber se é difícil aprender e também queria saber se é difícil a prova para engrenar na faculdade!!
    Você tambem falo que o governo da apoio de até 210 euros para quem é menor de 30 anos para o aluguel de casas, queria saber se isso ainda existe. Eu vou precisar fazer curso para aperfeiçoar meu castellano e aprender o catalão tendo em vista que eu vou fazer faculdade em Barcelona. Quero fazer medicina e saber se é um bom ramo para se trabalhar ai.

    Obrigado pela atenção e parabéns pela matéria.

    • Paola Belon disse:

      Oi João Pedro,

      Em Barcelona existem cursos gratuitos de catalão, isso não é um problema. O idioma em um primeiro momento assusta, mas conforme vc se acostuma a ouví-lo percebe que não é difícil.

      Sobre a prova para entrar na faculdade eu não sei te dizer, porque eu fiz um mestrado lá, mas não uma faculdade e para mestrados não tem prova para entrar.
      Sobre a ajuda no aluguel, não sei bem como está a situação pois não moro mais em Barcelona, mas dá uma olhada nesse site que tem mais detalhes: Alquiler Joven

      Boa sorte!

      bjs

  54. Mahrlon disse:

    Ola, seguinte, tenho planos de daqui a algum tempo fazer intercambio em barcelona e sinceramente naum pretendo voltar. sou cabeleireiro e gostaria de saber se nessas areas eh mais facil de consseguir trabalho por naum ser uma area tao formal.

    • Paola Belon disse:

      Oi Mahrlon,

      Olha, salões de cabeleireiro não faltam em Barcelona. Tem vários e dos mais variados níveis. Agora para ser sincera não conheci nenhum cabeleireiro estrangeiro para saber se é fácil arrumar emprego. Pelo número de salões, imagino que seja mais fácil sim, mas claro que tudo depende se você vai com documentos para trabalhar, etc, etc.

      Abs

  55. Tiago Miranda disse:

    ola Paola,
    chamo-me Tiago Miranda, tenho alguns conhecimentos na lingua, pk na minha antiga empresa trabalhava com uma empresa espanhola, sou cidadão europeu, e estou numa fase de querer sair da minha cidade, pois ela me da pouca oferta de trabalho, gostaria de ir trabalhar para Barcelona , mas para isso teria de ir com garantias de trabalho, onde poderia encontrar trabalho?
    Com os melhores comprimentos
    Miranda

  56. Viviane disse:

    Olá Paola, Adorei seu blog, parabéns com sua iniciativa vem ajudando mta gente!
    Olha só, eu morei em Barcelona por um ano, de 2004 a 2005 (antes da crise), nesse período fiquei alguns meses como sin papeles, mas depois resolvi voltar ao Brasil, desde então me casei, tive dois filhos, agora com 4 e 7 anos, mas infelizmente fiquei viúva, agora somando a pensão por morte que recebo, mais o aluguel do meu apartamento aqui no Brasil resulta em aproximadamente EUR 2.500,00 mensais. Eu gostaria de voltar a viver em BCN, sei que é possivel com esse valor desde que meus filhos possam estudar em escolas públicas, pretendo cursar alguma faculdade ou curso que me dê um visto de estudante (um visto longo) pois não penso em trabalhar agora, principalmente um trabalho fixo, o que eu gostaria de saber é se meus filhos podem estudar nas escolas públicas se eu tiver visto de estudante, se vc acha possivel viver com duas crianças pagando aluguel + um curso talvez de gastronomia, turismo, fotografia, outra área ligada a sociologia, tdo isso com EUR 2.500,00 mensais? Outra coisa, qual bairro vc indicaria pra quem tem crianças e precisa de sossego mas tbm de transporte público e escolas próximas?

    • Paola Belon disse:

      Oi Viviane,

      Vamos lá.. no seu caso a melhor coisa que eu poderia te recomendar é ir até o consulado para eles te informarem com mais precisão. De qualquer forma, andei conversando com uma amiga pedagoga que ainda mora em Barcelona e ela me explicou um pouco sobre como funciona na sua situação. Maaaas, queria te lembrar que as informações aqui são simplesmente com base em experiência própria ou de amigos que passaram por situação similar, e não exclui a necessidade da consulta com o Consulado.

      O que fui informada é que pedindo o visto de estudante para você, receberia uma permissão para as crianças pois são suas dependentes. Porém com essa permissão elas não poderiam estudar em escolas públicas. O que elas poderiam é estudar em escolas concertadas, que são escolas meio públicas, meio particulares. Você teria ainda que ter um seguro de saúde privado tanto para você como para as crianças pois estudantes não tem direito a saúde pública.

      Para pedir o seu visto de estudante você vai ter que comprovar que tem renda para se manter na Espanha pelo período escolhido e isso inclui os gastos que teria com as crianças. Infelizmente não sei te dizer quanto custaria esse tipo de escola concertada que te falei. Acredito que 2500 Euros seja suficiente para manter vocês 3 na Espanha, mas não sei se cubriria gastos com educação. Vale a pena dar uma pesquisada mais a fundo nisso.

      É isso, espero que tenha ajudado.

  57. Viviane disse:

    Muito obrigada Paola! Me ajudou muito!
    Vou seguir sua sugestão e procurar o consulado pois mudar com crianças exige mta informação e o máximo de certeza possível!

  58. Elisio disse:

    Bom dia Paloma
    Achei seu blog interessante e entendi ser vc uma pessoa disposta a ajudar no sentido de tirar dúvidas. Sou aposentado, 51 anos, e gostaria de passar uns seis meses na Espanha; não pretendo trabalhar, só conhecer melhor e se possível estudar Espanhol, mas o desejo real é sair do Stress Brasil e morar em um lugar tranquilo e onde os serviços públicos realmente funcionem, as pessoas se respeitem e ter uma vida mais agradável. A princípio pensamos, eu e minha esposa em morarmos nos arredores de Barcelona, o que vc sugere? Obrigado

    • Paola Belon disse:

      Olá Elisio, bem vindo ao blog!

      Se você quer morar fora de Barcelona eu te recomendo Sitges. É uma cidadezinha que está há mais ou menos 40 min em trem de Barcelona. É uma cidade litorânea pequena e é uma graça. Então se você está procurando tranquilidade, acho que ali pode ser um bom lugar.

      Abs!

  59. marcia disse:

    Oi Paola,
    Vc é muita clara e objetiva nas informações, parabéns! Muito difícil encontrar pessoas assim.
    Sou empresária em SP/Brasil, acabei de tirar minha cidadania Espanhola e estou na fase de “pretendo diminuir meu ritmo de trabalho”, no Brasil, para eu chegar até aqui trabalhei muuuuito, qdo digo muito significa quase todos os fds, não ver os filhos crescerem, não ser presente com a família e principalmente não curtir o dinheiro que ganhei em todos esses anos. Mas antes tarde que mais tarde né?
    Estou iniciando a procura por imóveis na Espanha, para inicialmente passar as férias, descansar e conhecer como é viver num pais SEGURO, que as pessoas trabalhem em tempo normal e que tenham tempo de parar para tomar um café, caminhar com os cachorros, ir à concertos, tempo para comprar, escolhendo e saboreando os ingredientes para fazer suas próprias refeições, enfim VIVER! Na sequencia, se me adaptar, gostaria de morar na Espanha definitivamente. Estou com corretores buscando esse sonhado imóvel em Barcelona ou Valência, mas qdo gosto do apto, não gosto do bairro ou vice-versa, vc poderia me informar, na sua opinião, qual é o melhor bairro para se viver em Barcelona ou arredores? Vc conhece Valência? Gosta? Tem alguma dica? Vi sua dica de Barcelona nos bairros do Eixample (direito), Barceloneta e Poblenou. Conheço os 3 bairros, fico no hotel Arts em Barceloneta, não consigo saber como é o dia-a-dia nesses bairros para se morar. Gostaria de um bairro com cafés, livrarias, que pudesse caminhar pelas ruas com meus cachorros, com transporte próximo, bons restaurantes (todos lá são bons né?), mas também gostaria de ser de frente para o mar, pelo que pude perceber não é compatível “de frente para o mar” com “tranquilidade para passeios com os cachorros” correto? Não conheço Sitges, Mataró ou Tarragona que dizem ser bons, somente ao norte Cadedeu (que amei, mas é muito isolado). Não sei se vc é de SP ou Rio, mas gostaria de algo como Higienópolis, Jardins ou Ilhabela em SP ou Barra, Copacabana, Lagoa ou Búzios no Rio. Vc poderia me esclarecer qual o melhor local para se viver?
    O que me chamou a atenção, e gostaria de entender melhor, no seu blog e em especial no seu retorno é porque os brasileiros “quase sempre” retornam ao Brasil? Tenho vários amigos que moraram e moram no exterior, mas é uma unanimidade todos sentirem falta do Brasil, porque? Muitos me dizem que sentem falta do calor do povo brasileiro, mas em especial em Valência, o povo é muito caloroso como nós brasileiros. Outros dizem sentirem falta dos serviços como empregadas, manicure, cabeleireiros, etc… Outros ainda sentem falta das reuniões/festinhas/jantares e churrascos na casa dos amigos e familiares, mas não existe isso na Espanha?
    Enfim, se vc puder me ajudar encaminhando sugestões no meu e-mail te agradeço muito.
    Obrigada e sucesso no Brasil!

    • Paola Belon disse:

      Oi Marcia,

      Mil desculpas pela demora em te responder, mas semana passada tive uns problemas particulares e fiquei ausente.

      Vamos lá, começando as repostas de trás para frente..rs… Por que os brasileiros falam em voltar para o Brasil? Bom, sua experiência no exterior vai depender muito de várias coisas, entre elas, o motivo pelo qual você está indo morar no exterior, a sua faixa etária, sua condição financeira no Brasil e muitos outros fatores. Eu por exemplo, sai do Brasil com 22 anos com o intuito de estudar e ter uma experiência fora para depois voltar ao Brasil… fiquei muito mais tempo do que eu tinha pensado em ficar (sai para ficar no máximo 2 anos e fiquei 7!). Mas nunca tive a intenção de fazer minha vida fora do país. E chega um momento em que você tem que pensar se quer voltar mesmo ou se quer construir a vida fora para então correr atrás disso. Foi nesse momento que eu decidi voltar. Mas fora isso, para mim o que pesou mais foi a família e os meus amigos daqui. Que vc vai fazer amigos na Espanha, isso sem dúvida… mas pelo fato de não serem seus amigos da vida toda, talvez isso faça você ter o sentimento de que algo te falta. E também há o fato de que quando estamos distantes de algo tendemos a ver somente as coisas positivas, esquecendo um pouco a parte ruim (tem muita gente que quando mora fora supervaloriza o Brasil, por exemplo… mas quando volta ao Brasil só vê as coisas ruins daqui e supervaloriza a vida no exterior). Outra coisa que acontece muito é que quando a pessoa chega no exterior ela se deslumbra. Nos primeiros 2 anos tudo é lindo, maravilhoso… Mas depois que a vida cai na rotina e você começa a ver os pontos negativos do país onde está morando, a coisa muda de figura. Bom, em resumo, não adianta você se espelhar na experiência dos outros, porque cada um tem uma percepção bem diferente da vida fora do Brasil e longe das pessoas que sempre conviveu.

      Sobre bairros, pelo que vc me diz que está procurando, eu continuaria te recomendando o Eixample (direito ou esquerdo). Esses bairros são cheios de cafés, restaurantes, bares tradicionais espanhóis (daqueles que os clientes vão todo o santo dia tomar um aperitivo, etc). Sem contar que estão super bem conectados com transporte público e estão a poucos minutos em metrô da praia e do centro da cidade. Se vc quer morar mais perto da praia mas não quer bagunça, uma opção pode ser o Poblenou ou a Vila Olimpica… porém o Poblenou está mais afastado do centro da cidade. Como vc conhece Barcelona, sabe do que eu estou falando… a praia fica meio isolada do resto da cidade… então se sua prioridade é curtir a cidade, te recomendaria o Eixample… se vc gosta mais de estar perto da praia, então opte pelo Poblenou ou Vila Olimpica (o segundo esta mais próximo da praia e do centro), mas tenha em conta que pode bater aquela preguiça de ir para locais mais centrais (terá que pegar metrô ou transporte, sempre).

      Bom, é isso ai… se precisar de algo mais, pode falar..

      Bjs

  60. Mike Madeira disse:

    Olá Paola.
    Parabéns por essa matéria.
    Eu sou carioca e casado com filha de espanhol.
    Vivemos no Paraná e já programo uma nova vida na Europa um bom tempo, porém a crise acabou freando esses planos.
    Sou formado em Marketing e também em turismo.
    Quando estudante de turismo fui coordenador de alimentos e bebidas em um hotel em Copacabana.
    Falo espanhol fluente. Hoje tenho 31 anos e possuo uma agência de marketing aqui no sul do Brasil.
    O meu objetivo é simplesmente vender a agência e inciar uma vida em uma sociedade mais estruturada e civilizada, pois sabemos que na América do Sul faltará muito tempo para chegar nos padrões europeus.

    Em resumo gostaria de saber se trabalhando qual é a faixa de salário para quem atua na área de hotelaria e gastronomia?

    Sobre esse cenário que te passei o que você diria desse pensamento?

    • Paola Belon disse:

      Oi Mike, bem vindo ao blog!

      eu concordo com você em relação às suas impressões da América Latina… Há muitas coisas boas aqui, mas realmente estamos bem distantes de sermos uma sociedade organizada como na Europa…

      Respondendo a sua pergunta sobre salários, quando eu morava lá (já estou de volta ao Brasil) a média para uma funcionário novo era EUR1.200,00 por mês. Tudo depende da experiência e do cargo que vc almeja alcançar… mas os salários costumavam variar entre 1000 e 1200 Euros (inicial) a 2000 Euros (cargos de supervisão, etc). Com a crise, eu imagino que esses salários tenham caído um pouco, mas não consigo te confirmar exatamente..

      é isso ai, se precisar é só falar…

      Abs

  61. Gustavo Marques disse:

    Oi Paola, tudo bem?

    Interessantissimo seu blog, estou urgentemente precisando de uns conselhos, umas ideias!!!
    O caso é o seguinte, meu pai trabalha em uma multinacional e esta sendo transferido para Barcelona!!!
    Eu tenho 22 anos e estou no penultimo ano da faculdade de arquitetura, trabalho a um ano em um pequeno escritorio!!!
    Meus pais estao se mudando agora ja em julho, e eu nao sei o que fazer. Nao sei se eu procuro uma transferencia da faculdade, nao sei se eu termino a faculdade e ai vou para fazer uma pós.

    Quanto ao idioma, eu nao falo nada de espanhol, nem de catalao!!!e o meu ingles é mediano!!!
    Voce acha que eu conseguiria acompanhar um curso numa boa?
    Acho que no caso meu maior medo é realmente a lingua!!!e como o meu curso requer um conhecimento de historia do local, muitas vezes requer um conhecimento de leis, normas, coisas relacionadas a prefeitura, voce acha que eu consegueria me adaptar??

    E eu sou um fã apaixonado de gastronomia. Nunca fiz curso, nunca estudei nada com relacao a gastronomia, mas tenho muita vontade de trabalhar na area. O que voce acha?sem experiencia eu conseguiria algo?

    Obrigado,

    Beijos

    • Paola Belon disse:

      Oi Gustavo,

      Desculpa a sinceridade, mas se vc não fala nadica de nada de Espanhol, dificilmente vai conseguir acompanhar tranquilamente um curso de faculdade. Os brasileiros se enganam achando que porque o Espanhol é parecido com Português isso é suficiente para se virar pela Espanha… isso é real se vc for a turismo ou sem ter que trabalhar e estudar, mas tendo em conta que você terá que fazer trabalhos e provas no idioma, acho arriscado você mudar pra lá sem falar nada e já cair num curso de arquitetura direto. Outra coisa que vale a pena prestar atenção, no caso de você transferir seu curso para uma faculdade de Barcelona é em que idioma são ministradas as aulas, já que algumas faculdades adotam o catalão como idioma oficial. Então vale a pena checar isso antes de mais nada… No seu caso, acho que o mais prudente seria fazer um intensivo de castelhano e ficar mais uns meses no Brasil, caso vc tenha essa possibilidade. Talvez pedir a transferência para Barcelona para o ano que vem quando já tiver uma base do idioma.

      Abs

  62. Nathalia disse:

    Paola, você acha que 25 anos é uma idade boa para fazer intercambio e morar em outro pais?

  63. Nathália disse:

    Olá Paola tudo bem? sou eu de novo rs
    Então pelo o que você falou, é possivel ir como estudante e conseguir um emprego né? E assim que esse curso acabar eu posso me iniciar em outro curso e permanecer na Espanha? Eu tenho dúvidas sobre ir para Barcelona ou Madri qual você acha melhor para o estrangeiro, que abre mais portas para empregos e etc.. As pessoas da Espanha são receptivas a Brasileiros? Se você for como turista e procurar emprego é muito dificil te aceitarem em um, mesmo você aceitando trabalhar em uma área que não seja da sua atuação?! Uma pergunta mais ” pessoal” que eu queria te fazer é, como as pessoas da Espanha encara a Homossexualidade, como o Homossexual é visto, eles são bem aceitos, andando na rua dá para se ver casais mostrando afeito em publico ou eles são mais fechados nesse sentindo?! Muito obrigada, um grande beijo. Estou pensando ir a Espanha daqui uns dois, três anos mais já quero tirar essas duvidas para ficar mais tranquila e escolher a Espanha sem pensar em outro lugar rs. Tenho medo de ir morar fora, mas é meu sonho então eu vou correr atrás, correr muito atrás. Eu estou fazendo um curso de Espanhol para ir falando pelo menos saber conversar com alguem, e pretendo fazer um curso de idioma assim que chegar. Tomara que daqui uns três anos continua sendo assim para permanecer na espanha e que a crise diminui bastante, para ” facilitar” mais. Um beijo, parabéns pelo site.

    • Paola Belon disse:

      Oi Nathalia,

      Então, com o visto de estudante você consegue trabalhar sim, 20 hrs semanais somente, de acordo com a lei… mas por debaixo dos panos os estudantes acabam trabalhando mais horas para ganhar mais… Sem visto, sinceramente, esqueça de ir para a Espanha. Antes já era difícil arranjar emprego estando ilegal, com a crise então, eu acho que é a maior furada que alguém pode cometer. Um conselho: faça as coisas da maneira certa… compre um curso, tire seu visto e evite dor de cabeça.

      Depois que o seu curso acabar, para vc continuar na Espanha com o visto de estudante vc tem que se inscrever em outro curso e aplicar para uma renovação de visto, e aí somente o Departamento de Imigração da Espanha é que vai te dizer se vai ser possível ou não…rsrs… tem gente que consegue renovar numa boa, tem gente que não… mas não tem como saber isso estando aqui… somente no momento de tentar a renovação é que vc vai saber. O importante é ter toda a documentação que eles pedem em dia.

      Sobre a homossexualidade, a Espanha no geral (como a maioria dos países Europeus) é bem aberta a essa questão… um casal homossexual andando na rua de mãos dadas é a coisa mais normal do mundo por lá… Claro, preconceituosos existem em todos os lugares, mas o preconceito lá é bem menor que no Brasil…

      Bom, é isso aí… te desejo muita sorte e que você consiga realizar seu sonho de morar fora!

      Bjs

  64. Vanessa Nunes Leal disse:

    Boa tarde Paola!

    Andei lendo todos os post, muito interessante, parabéns pelo blog. Só não li nada do tipo: existem brasileiros que foi a turismo e estando lá resolveu ficar e depois conseguiu visto de trabalho? É posível conseguir visto de trabalho, existe outra forma de conseguir a cidadania sem ter decedência Europeia?

    Obrigado! Bj

    • Paola Belon disse:

      Oi Vanessa,

      Então, isso de ir a turismo e ficar por lá é algo que eu desaconselho ao máximo. Isso antigamente existia bastante, e hoje ainda existe (em bem menor escala)… porém se vc for a turismo e resolver ficar, isso quer dizer que vc vai ficar ilegal no país. Porque eu desaconselho? Primeiro, porque o governo Espanhol de uns anos pra cá enrijeceu o controle de imigração e está sendo muito mais rigoroso com a análise de quem entra ou não no país. Segundo porque, mesmo que você consiga entrar como turista no país e resolva “ficar” por lá, terá que trabalhar, e são poucos os lugares que oferecem empregos para pessoas que estejam no país ilegalmente (fato que piorou bastante com a crise). Então a minha recomendação é, vá dentro da lei… se você não tem passaporte europeu, vá como estudante.. compre um curso de idioma ou alguma especialização, tire o visto de estudante, e vá com sem ter que ficar se preocupando se conseguirá entrar no país ou não. Como já comentei em outros posts, o visto de estudante te dá direito a trabalhar. Para você conseguir um visto de trabalho, vc tem que encontrar uma empresa espanhola que te contrate antes de vc ir pra lá (o que não é tão fácil), ou estando lá, arranjar algum emprego onde topem fazer seu visto de trabalho. É possível sim conseguir o visto de trabalho estando lá… não é simples, mas é possível.

      Abs

    • Paola Belon disse:

      Ah, só complementando, se você não tem descendência europeia, outra forma de conseguir o passaporte é se casando com um europeu, ou pelo tempo de permanência no país (estando legal). Normalmente depois de 5 anos vivendo legalmente no país, você consegue dar entrada na nacionalidade.

  65. Ricardo disse:

    Boa noite Paola. Será que voce teria algum email, ou skype, ou what app que pudessemos conversar? Estou precisando de ajuda e acho que voce poderia me ajudar. Muito obrigado. Boa noite

  66. Camilla disse:

    Olá Paola, tudo bem?
    Muito bom seu blog e a atenção que dá a todos, parabéns!
    Tenho cidadania portuguesa e estou me mudando para Barcelona em Setembro, pretendo ficar por pelo menos 6 meses, estou com algumas duvidas acho que pode me ajudar . São questões praticas, vamos lá:
    - Saúde: preciso ter o NIE e cartão de seguridad, no caso, como fazer o cartão de seguridad? Posso usar o sistema público de saúde mesmo sem estar trabalhando?
    - Banco: qual a melhor forma de levar dinheiro e se manter em Barcelona? Quais bancos vc recomenda ter conta aqui no Brasil pra transferir dinheiro pra uma conta de lá?
    - Escola: alguma recomendação pra fazer um bom curso de espanhol, de preferência que tenha um público mais velho ( tenho 34anos).
    Desde já Gracias!

    • Paola Belon disse:

      Oi Camila,

      Bem vinda ao blog!

      Vamos lá… para tirar o cartão do Cat Salud, primeiro você vai ter que se empadronar, que seria se registrar na sub prefeitura da sua região (vai ter que ter um endereço fixo). Depois de feito isso vc terá que ir ao Centro Médico (Caps) da sua região e solicitar o cartão.

      Sobre dinheiro, eu quando fui levei em dinheiro e traveler check e assim que cheguei abri uma conta em um banco espanhol. Eu usava o La Caixa que era o banco mais utilizado por lá. Sobre ter conta em banco brasileiro e transferir para lá, eu não cheguei a utilizar, mas o Banco do Brasil acaba sendo a melhor opção (tive amigos que usavam e era uma das melhores opções) ou um banco espanhol, que tenha tb no Brasil (nesse caso, o melhor seria o Santander)… mas lembrando, não usei esses serviços então não sei se funcionam perfeitamente.. Dei essas opções por conhecer pessoas que utilizavam esses bancos.

      Sobre escolas de idiomas em Barcelona, há um monte… rsrs… eu pessoalmente não vou saber te indicar uma pois não estudei espanhol por lá. Quando fui já tinha um nível legal do idioma. Se eu te indicar alguma, pode ter certeza que vai ser porque algum amigo brasileiro estudou lá, o que quer dizer que vc vai encontrar muitos brasileiros na mesma escola, o que acaba não sendo muito legal para aprender o idioma. Então acho que é melhor eu ficar te devendo essa do que te colocar numa furada. rs…

      Espero que tenha ajudado! Sorte na sua viagem e aproveite muito BCN!

      Bjs

  67. Mila disse:

    Nossa,acabei de encontrar esse blog e adorei!Vou ler tudo e depois fazer umas perguntas!
    Quero viajar mais e amo Barcelona,estou contanto-a como opção!
    t++

  68. Andressa disse:

    Ola Paola,

    Seu blog é demais, as respostas são bem claras e explicativas. Pesquisei em vários site por informações e aqui tem MUITA coisa importante. Parabéns

    Bom o meu caso é o seguinte: Tenho 21 anos,moro em São Paulo e estou no 3° ano de Adm. Ganhei uma bolsa para estudar na Espanha por um semestre, provavelmente será em Barcelona ( na UAB ou Pompeu Fabra) ou em Madrid (UAM) e vou ano que vem, acredito que no primeiro semestre.

    Estou tirando a dupla cidadania portuguesa, o que facilita as coisas quando for morar na Espanha.

    Gostaria de algumas dicas,como:
    - Onde é melhor morar? Alugar um apartamento tipo estúdio, vivenda estudantil ou até mesmo na villa universitária da facul ? Tem ideia de custos, sites, se é burocrático alugar etc.?
    - É fácil o transporte por lá?
    - Tenho conta no Santander aqui, consigo movimentá-la lá?
    - Saberia me informar se na faculdade o curso é ministrado em catalão?
    - Qual é a média de gastos com energia,água, aquecimento ? Pois normalmente não está incluso no valor mensal dos apartamentos..
    - Consigo validar minha carteira de motorista lá? Alugar carro é fácil?

    Estou um pouco ansiosa e gosto de programar tudo certinho, nunca morei fora mas será uma oportunidade incrível pra mim .

    Agradeço desde já a atenção,

    Obrigada

    • Paola Belon disse:

      Oi Andressa,

      bem vinda ao blog e parabéns pela bolsa.. é uma oportunidade e tanto!

      Vamos às suas respostas:

      - Onde é melhor morar? Alugar um apartamento tipo estúdio, vivenda estudantil ou até mesmo na villa universitária da facul ? Tem ideia de custos, sites, se é burocrático alugar etc.?
      Tudo depende do que vc quer… para você que está chegando eu recomendo dividir apartamento… primeiro pq é mais barato, segundo pq é menos burocrático e terceiro pq vc vai poder conhecer pessoas e aprender a respeitar as diferenças dentro de casa. Para alugar algo no seu nome a burocracia é maior… principalmente se for através de imobiliária… vai ter que comprovar renda, etc… Sobre morar no Campus da Universidade, a UAB por exemplo, é longe de Barcelona, o que pode fazer com que vc aproveite menos a cidade, o que seria uma pena.. recomendaria mais se vc for fazer um curso de período integral ou algo assim. Eu estudei na UAB e ia tranquilamente de BCN pra lá em trem (fica fora da cidade).

      - É fácil o transporte por lá?
      Sim, super fácil. A cidade não é muito grande e o metrô e os ônibus cobrem praticamente a cidade toda… E o transporte público é a melhor maneira de se locomover.

      - Tenho conta no Santander aqui, consigo movimentá-la lá?
      Não. Na verdade você pode receber transferências e tem algumas facilidades de taxas, mas não consegue movimentá-la como no Brasil. Pelo menos na minha época não dava pois os sistemas eram independentes. De qquer forma, vale a pena conversar com o seu gerente.

      - Saberia me informar se na faculdade o curso é ministrado em catalão?
      Depende da faculdade e do curso. A UAB por exemplo tem cursos em catalão, porém no meu curso, como havia vários estrangeiros, a coordenação pediu para os professores ministrarem em castelhano. Vale a pena se informar com a instituição.

      - Qual é a média de gastos com energia,água, aquecimento ? Pois normalmente não está incluso no valor mensal dos apartamentos..
      Com 200 euros vc consegue pagar os gastos de casa e ainda sobra. Se dividir apartamento, esse valor se dilui tb. E claro, tudo depende dos hábitos das pessoas que moram nele.

      - Consigo validar minha carteira de motorista lá? Alugar carro é fácil?
      Se vc for com o passaporte português, sua carteira de motorista brasileira não vai servir… Eu aluguei carro várias vezes mostrando o passaporte italiano junto com passaporte brasileiro e a carteira de motorista brasileira como se eu fosse turista, mas não são todos os lugares que aceitam e eles estavam ficando mais rigorosos qto a isso.

      É isso ai, boa sorte e curta bastante Barcelona!

  69. Izabel disse:

    Boa noite Paola, seu blogue e muito bom, parabens.
    Eu estou indo morar em Barcelona em marco do ano que vem e gostaria de saber onde posso procurar por uma escola de catalao gratuito. Voce disse que existe escolas gratuitas mas nao sitou nenhum endereco.
    Aguardo sua resposta e desde ja obrigada
    Isabel

  70. Michele disse:

    Olá Paola, boa noite.

    Que este a encontre bem.

    O seu Blog é muito bom. Você faz um excelente trabalho de informação. Parabéns!
    Sou brasileira e tenho uma filha menor com dupla cidadania Brasil/Espanha.

    Estou pensando em me mudar para a Espanha, Li todos os post e isso foi de grande ajuda. Minha principal duvida é a escolha da cidade.

    Valencia ou Barcelona?

    Podemos nos falar por Email?.

    Caso seja possível te agradeço de coração.

    Abraço cordial,

    Michele

    • Paola Belon disse:

      Oi Michele,

      Que bom que gostou do blog… a decisão realmente não é fácil pois as duas cidades são bem legais… Porém, ainda sou suspeita para falar, pois amo Barcelona. Ela é mais cidade do que Valência, é maior e tem mais opções de coisas por lá. Porém Valência tb é muito legal e ainda tem aquele ar de cidade um pouco menor que Barcelona. Você vai para estudar, trabalhar? Porque por aí pode ser uma maneira de você decidir… estudar o mercado de trabalho na sua área em cada uma das cidades ou ver cursos que possam te interessar nas duas cidades. Por ai acho que você consegue fazer uma lista de desempate entre Barcelona e Valência… rsrsrs…

      Bom, é isso aí… se precisar de algo é só dizer!

      Bjs

  71. Carolina disse:

    Oi paola,

    Acabo de terminar um master em Barcelona, não tenho passaporte europeo, fui com o visto de estudante e meu NIE acaba de caducar (dia 30/09). Retornei ao Brasil, mas pretendo voltar a Barcelona o quanto antes pois não estou me adaptando aqui. Tenho convenio com a oficina de praticas e empregos da minha universidade por mais um ano, onde verifiquei que há vagas de trabalho disponíveis na minha área (Turismo). Minhas questões são, conseguindo um trabalho lá, posso renovar meu NIE? Li que tenho até 3 meses para renova-lo depois que o prazo caduca. É possivel fazer essa troca de visto (estudante por trabalho)? Você acha que é muito dificil eu conseguir ser contratada por alguma empresa, sem ter o permiso de trabalho ? Pois a minha ideia seria voltar pra lá logo, buscar trabalho, e conseguindo um contrato, faria a renovação do NIE desde lá. Você acha que isso é possivel? ou de qualquer forma eu devo voltar ao Brasil para aplicar para outro visto, caso consiga um trabalho?

    Espero que entenda essa confusão, rs..

    Obrigada,

  72. Guilherme disse:

    Boa Tarde,

    Primeiramente gostaria de parabenizar pela matéria, ficou excelente!

    Moro em SP capital e voltei a 3 meses da Australia, onde estava fazendo intercâmbio… A cada dia que passa percebo mais ainda o quanto esse lugar não foi feito para mim, definitivamente não gosto do Brasil!

    Sou formado em Adm de Empresas, falo inglês e espanhol e tenho cidadania espanhola!
    Atualmente trabalho na USP com projetos internacionais e faço curso de piloto de avião.

    Gostaria de saber como andam as oportunidades de trabalho em Barcelona, inclusive se vc poderia me ajudar de alguma forma? Toda minha minha família por parte de Pai é da Espanha, de Salobreña… Mas eu gostaria de mudar no começo de 2014 pra Barcelona mesmo!

    Gostaria de saber também se vc sabe se tem curso de piloto em Barcelona, pois minha intenção é continuar meu curso por aí!

    Agradeço desde já sua atenção!

    Abraços

    • Paola Belon disse:

      Oi Guilherme,

      Desculpe a demora em responder… bom, como comentei com outras pessoas aqui no blog, eu não estou mais morando em BCN, mas tenho muitos amigos morando lá e o que eles dizem em relação às oportunidades é que a coisa vem dando uma melhorada… Mas ainda está longe de ser o ideal. Sobre cursos de piloto eu não saberia de informar, mas acredito que em BCN deva ter sim… dá uma pesquisada mais a fundo que com certeza você encontra algo.

      Abraços!

  73. Helder disse:

    Oi, Soue studante de Arquitetura e Urbanismo e estou participando do programa ciencias sem fronteiras para espanha. Porém o governo nos dá uma bolsa de apenas 870 euros e gostaria de saber se eu consigo essa ajuda de custo com aluguel do governo da espanha e se com esse valor 870 dá pra pagar alojamento, alimentacao, turismo e se sobra dinheiro pra viajar pra outros países!

    Saludos,

    Helder,

    • Paola Belon disse:

      Olá Helder,

      Com esse valor você terá o suficiente para viver na Espanha em um apartamento compartilhado com outras pessoas. Não sei a cidade onde você vai morar, mas em Barcelona por exemplo, Você consegue encontrar quartos para alugar em bons apartamentos por valores em torno de EUR300 mensais (claro, tudo depende da localização e do tamanho do ap).Sobre a ajuda do aluguel, eu recebia esse valor quando morava lá antes da crise européia apertar. Com a crise muitos subsídios foram cortados, e não saberia te dizer se hoje em dia eles ainda estão mantendo essa ajuda. Esse subsídio era do governo de Barcelona, não sei se outras províncias também o forneciam, e alguns dos requisitos para tê-la era ser cidadão europeu e estar trabalhando, no seu caso como vc estará como estudante, não sei se se apliaria. Com o valor da bolsa vc também terá o suficiente para se alimentar e para se locomover em tranporte público. Mas para viajar pela Europa eu diria que vai ser meio complicado com 870 euros mensais. Caso queira viajar por lá, te recomendo a levar um valor extra do Brasil… Afinal o intuito da bolsa é justamente para você não ter que gastar com moradia e alimentação na cidade, mas custos extras infelizmente vc vai ter que arcar…

      Boa sorte por lá!

  74. Helder disse:

    Oi, estudante de Arquitetura e Urbanismo e estou participando do programa ciencias sem fronteiras para espanha. Porém o governo nos dá uma bolsa de apenas 870 euros e gostaria de saber se eu consigo essa ajuda de custo com aluguel do governo da espanha e se com esse valor 870 dá pra pagar alojamento, alimentacao, turismo e se sobra dinheiro pra viajar pra outros países!

    Saludos,

    Helder,

  75. Débora disse:

    Boa noite,

    Gostaria de saber mais informações sobre aquele auxilio mensal que você disse que quem tem dupla cidadania recebe, como faço para conseguir? Eu tenho dupla cidadania italiana, vale para Barcelona também?
    E ainda, gostaria de saber se o valor do seguro saúde para o cidadão europeu tem um valor diferente dos demais.
    Agradeço desde já.

    Att.

    Débora Hoffmann

    • Paola Belon disse:

      Ola Débora,

      Para ser sincera, não sei bem como está a questão do auxílio aluguel hoje em dia. Não moro mais em Barcelona e quando a crise na Espanha ficou mais feia muitos subsídios foram cortados, então não sei se esse subsídio continua ou não. Sobre o seguro saúde, eu tinha apenas a cobertura da saúde pública (Cat Salud) e nesse caso não pagava nada pelo serviço (pagava somente os impostos, claro). Há ainda a possibilidade de fazer uma mútua (como são conhecidos os convênios que conhecemos no Brasil), mas nesse caso o valor é o mesmo para todos, independente da nacionalidade.

      Espero ter ajudado.

  76. JULIANA disse:

    Boa noite Paola

    Moro no interior de São Paulo e falo um pouco de espanhol o suficiente para treinar. Estou entrando no ultimo ano da faculdade de letras – portugues/espanhol e queria muito ir fazer um intercâmbio em Barcelona passar um ano ou seis meses. Que tipo de trabalho poderia procurar por ai para me bancar? e ja de inicio quanto em reais precisaria levar para me estabilizar e me manter por um mês até arrumar algo?

    • Paola Belon disse:

      Olá Juliana,

      Bom, sem falar bem o espanhol, acho que a melhor saída seria procurar um emprego de garçonete ou algo assim. Para o seu começo por lá, te recomendaria a levar algo em torno de 1000 euros por mês (Isso dá uns R$3.200 hoje em dia), mas eu levaria o suficiente para me manter pelo menos uns 2 meses por lá, para não passar perrengue no caso de não conseguir um emprego logo de cara. Lembre-se que a Espanha ainda está em crise e pode ser um pouco mais demorado encontrar um emprego.

      Abraços

Leave a Comment


5 + = sete